o Sinal está vermelho


Para este post criei uma nova personagem - Condutor (de nome próprio).

Condutor chega a um sinal vermelho e pára o carro.
Condutor tem 3 hipóteses:
1. Preocupa-se em perceber quando é que o sinal ficará verde.
Nesta hipótese Condutor perde um minuto de vida enquanto se foca no futuro ignorando o presente.
2. Tenta ignorar que está preocupado em perceber quando é que o sinal ficará verde.
Nesta hipótese Condutor também perde um minuto de vida e para além disso perde a oportunidade de se tornar consciente de que está preocupado.
3. Condutor tem consciência de que está preocupado com o futuro e ignora imediatamente essa preocupação, concentrando-se no presente. Condutor vive plenamente o seu sinal vermelho.

Condutor pode ser plenamente feliz, mas terá de matar o Sinal Verde (ego e as suas preocupações).

2 comentários:

Anónimo disse...

Isto lembra-me uma prenda...

je disse...

Lol!!! Tenho andado a trabalhar sem net e nem me tenho apercebido que vai aqui uma grande animação :D

Da história que contaste era interessante perceber como é que o Conduror "mata" esse pensamento?

Eu diria, numa perspectiva filosofico-presencing, que a partir do momento que o senhor está preocupado - esse passa ser o presente do senhor. E que será a observação desse presente que o vai eliminar.

O que acontece tipicamente é que a nossa mente salta para outro momento, que passa a ser o presente e assim sucessivamente. Isto com um desenho dava para explicar melhor... enfim, engenheiros...