9

"Ambas são histórias do Bem a derrotar o Mal. Tal como tantas outras", disse sentando-se num banco junto à muralha.
Eu sentei-me também.
"No mundo real o Bem e o Mal não existem, são apenas a versão de quem saiu vitorioso de uma história e que gosta de se chamar Bem a si próprio. Nunca te esqueças disso."
Instalou-se um silêncio e eu meditei um pouco sobre o que ele me tinha dito. Não percebi muito bem o que que queria dizer, mas não o quis demonstrar.
"Quem és tu, Bernard?"
"Sou um corpo, uma mente e energia. Sou vida. Sou uma infinitésima parte do Ser", fez uma pequena pausa e depois acrescentou, "Mas acho que não era essa a resposta que tu querias ouvir."
"Isso já me disseste tu quando te conheci. Eu queria mesmo era saber o que é que tu fazes na vida!"
Fugiu-lhe uma gargalhada mínima. Era raro vê-lo rir-se.
"O que é que eu faço na vida? Eu podia fugir a essa pergunta e dizer-te que ainda tens um longo caminho a percorrer, mas na verdade essa é um óptima pergunta. Pode ser que tu um dia me o possas explicar!"

2 comentários:

Anónimo disse...

Acho que o bem e o mal existem, mas não como valores absolutos. Todas as histórias são sobre o bem e o mal... sim, é verdade, mas sobre aquilo que nós escolhemos ser o bem e o mal. Ou não?

Pandas disse...

A questão levantada não é sobre fazer coisas boas ou coisas más, mas sim sobre nós somos o bem e vocês são o mal.
TAnto o bem como o mal vão fazer coisas boas e coisas más, nas suas perspectivas. Agora quem é que diz que ele é a encarnação do mal. O que é isso do MAL. Não acredito que ninguém se veja assim, a não ser que esteja doente.